Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/07/13 às 18h20 - Atualizado em 29/10/18 às 12h17

Copas – Ouvidoria GDF participa de carta de recomendações ao Comitê Gestor

O Governo do Distrito Federal participou, por meio da Ouvidora Geral, Vera Lúcia Coelho, e da coordenadora de Articulação de Ouvidorias, Vanessa Ottoni, do 1º Encontro de Ouvidorias das Cidades-Sede da Copa do Mundo FIFA 2014. Também estiveram presentes representantes da ouvidoria da Polícia Militar do DF.

O evento, que aconteceu entre os dias 27 e 28 de maio em Salvador, contou com a presença de cerca de 200 ouvidores de todas as regiões do País, entre eles as ouvidorias municipais e estaduais das cidades-sede dos referidos eventos esportivos. O objetivo foi a troca de conhecimento sobre os projetos de atuação das ouvidorias durante os eventos.

Na ocasião, os participantes elaboraram a ´Carta Salvador´, “conclamando o Comitê Gestor da Copa do Mundo de Futebol para interceder junto à FIFA no sentido que esta designe, imediatamente, o Ouvidor da competição da Copa das Confederações 2013, assim como o Ouvidor da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, cumprindo o que determina o art. 6º da Lei 10.671/2003, o Estatuto do Torcedor”.

Outro ponto abordado pelos presentes no encontro foi a necessidade de que seja garantido ao cidadão o pleno acesso aos canais de interlocução com as organizações das competições. Esta ação garante o exercício da cidadania, além de assegurar a transparência e a publicidade das ações durante as Copas.

A Ouvidora Geral do DF participou da mesa redonda proposta no evento e discursou que “o momento é extremamente oportuno para o fortalecimento das ouvidorias, que devem estar ainda mais atentas à prestação de serviços dos governos, já que a Copa não será voltada apenas às arenas de futebol, mas também ao turismo, transporte, saúde. É importante que tratemos os turistas com a maior presteza possível, pois assim eles ficarão mais tempo em nossos estados e, por consequência, irão gerar mais emprego e renda para a população local e dos arredores. As ouvidorias devem ajudar nesse ciclo que demanda além de suas atividades”.

Confira a ´Carta de Salvador’ na íntegra:

Os ouvidores públicos, reunidos no Iº Encontro de Ouvidorias das Sedes da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, realizado nos dias 27 e 28 de maio de 2013, no Centro de Convenções, em Salvador, após refletir sobre os anseios e demandas dos participantes do evento, conclamam o Comitê Gestor da Copa do Mundo de Futebol para interceder junto à FIFA no sentido que esta designe, imediatamente, o Ouvidor da competição da Copa das Confederações 2013, assim como o Ouvidor da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, cumprindo o que determina o art. 6º da Lei 10.671/2003, o Estatuto do Torcedor, fornecendo a ambos os meios necessários para haver pleno acesso do público em geral aos canais de interlocução com a organização das referidas competições, assegurando assim a efetividade dos princípios norteadores da democracia, transparência e da publicidade na organização dos eventos esportivos.

Ressaltamos que as ouvidorias municipais e estaduais das Sedes da Copa do Mundo tomaram a decisão neste evento de atuar de forma integrada, no sentido de otimizar a defesa dos direitos dos torcedores e dos cidadãos, aprofundando o diálogo do poder público e das organizações esportivas com a sociedade. Neste sentido reivindicam a sua efetiva participação nos Comitês Organizadores Locais.

Estão previstos outros encontros das Ouvidorias das Cidades- sede para a troca de experiências e avanços no que diz respeito à Carta Salvador.

 

 

Ouvidoria Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162