gototop

Cursos recomendados

Ministrados pela Ouvidoria-Geral

 

Curso de Formação em Ouvidoria

Curso básico para capacitar os novos ouvidores e servidores que atuam em ouvidoria, bem como aqueles que precisem de reciclagem, para realizar a prestação do serviço de ouvidoria. 

 

CURSO DE FORMAÇÃO

MÊS

DATA

Agosto

14 A 18/08/2017

Outubro

16 A 20/10/2017

 

Oficinas de Aprendizagem em Ouvidoria

Aprofundamento em temas correlatos à ouvidoria, que sejam essenciais para o desempenho da atividade.

 

OFICINA

DATA

CARGA HORÁRIA

PERÍODO

OBJETIVO

Oficina Gestão do Atendimento de Ouvidoria – Turma 02

30/08/2017

4 horas

vespertino

Apresentar a metodologia aplicada dos conceitos e práticas do serviço de atendimento ao cidadão, em ambiente de ouvidoria, de modo a qualificar os integrantes da rede de ouvidorias públicas do Governo do Distrito Federal.

Oficina Linguagem Cidadã – Turma 01

31/08/2017

4 horas

vespertino

Apresentar orientações para linguagem clara, direta e acessível a qualquer tipo de público nos textos das repostas de ouvidoria, bem como em publicações impressas ou digitais referentes ao tema.

Oficina Ouvidoria como ferramenta de gestão – Turma 02

13 e 14/09/2017

8 horas

vespertino

Orientar e apresentar relatórios de gestão para subsidiar tomada de decisão da alta gestão. Fomentar as competências necessárias para a formação do Ouvidor-gestor.

Utilização do Sistema Eletrônico de Informações – SEI em processos de trabalho da Ouvidoria – Turma 01

18/09/2017

4 horas

vespertino

Orientação quanto aos procedimentos operacionais de Ouvidoria com a utilização do SEI.

Oficina Linguagem Cidadã – Turma 02

20/09/2017

4 horas

vespertino

Apresentar orientações para uso de linguagem clara, direta e acessível a qualquer tipo de público nos textos das repostas de ouvidoria, bem como em publicações impressas ou digitais referentes ao tema.

Oficina Carta de Serviços - TURMA 07

25/10/2017

4 horas

vespertino

Orientar as equipes de Carta de Serviços ao Cidadão quanto à elaboração das versões digitais.

Oficina Carta de Serviços - TURMA 08

26/10/2017

4 horas

vespertino

Orientar as equipes de Carta de Serviços ao Cidadão quanto à elaboração das versões digitais.

Oficina Relatório de Gestão

08 e 09/11/2017

8 horas

vespertino

Orientar e apresentar relatórios de gestão para subsidiar tomada de decisão da alta gestão. Fomentar as competências necessárias para a formação do Ouvidor-gestor.

Utilização do Sistema Eletrônico de Informações – SEI em processos de trabalho da Ouvidoria – Turma 02

22/11/2017

4 horas

vespertino

Orientação quanto aos procedimentos operacionais de Ouvidoria com a utilização do SEI.

 

 

Escola de Governo do Distrito Federal

Atendimento ao cidadão

Ética e serviço público

Transparência, ética e controle social

 

Universidade Católica de Brasília

Mestrado em Comunicação Organizacional (a linha de pesquisa pode ser voltada para ouvidoria)

Professor Doutor: Luiz Carlos Assis Iasbeck - currículo lates

Publicações: Ouvidoria Mídia Organizacional (Ed. Sulina, Porto Alegre, 2012) - à venda na Livraria Cultura

 Revista Organicom: Ouvidoria é Comunicação - Leia aqui

 

Instituto Legislativo Brasileiro

Ética e Administração Pública

Excelência no Atendimento

Gestão Estratégica com foco na Administração Pública

Lei de Acesso à Informação

Ouvidoria na Administração Pública (parceria CGU/ILB)

 

Ouvidoria-Geral da União

Veja os cursos que serão realizados em Brasília. 

PRÓXIMOS CURSOS EM 2017

Curso

Cidade

Local do Curso

Período de Inscrições

Data do Curso

Horário

 

PRÁTICAS DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO EM OUVIDORIA

Brasília/DF

Esaf Sede 
Rod. DF-001 Km 27,4 – Setor de Habitações Individuais Sul - Lago Sul/DF

04/09 a 10/09

18/10 a 20/10

9 horas

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

Brasília/DF

Esaf Sede 
Rod. DF-001 Km 27,4 – Setor de Habitações Individuais Sul - Lago Sul/DF

25/09 a 01/10

06/11 a 08/11

9 horas

 

               
 
VOCÊ ESTÁ AQUI: Início ESPAÇO DO OUVIDOR Cursos