Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/06/13 às 19h46 - Atualizado em 29/10/18 às 12h43

Inscrições Abertas! – Colóquio Internacional de Ouvidorias de Comunicação Pública

A Empresa Brasil de Comunicação – EBC- realizará, nos dias 24 e 25 de junho, em Brasília, o Colóquio Internacional de Ouvidorias de Comunicação Pública – “A prática do direito do cidadão à informação e à comunicação”, em parceria com a Ouvidoria-Geral da União (OGU). O evento contará com a participação de ouvidores da Argentina, México, Canadá, Colômbia e Espanha.

Regina Lima, ouvidora da EBC, explica que o evento é uma forma de trocar experiências e aprender com o exemplo de ouvidorias de outros países que existem há mais tempo. “Aqui no Brasil ainda são poucas as ouvidorias na área de comunicação”, explica. “Com o evento, também queremos estimular que outros setores de comunicação criem ouvidorias, pois elas são fundamentais para saber como o público está nos vendo.”

A ouvidora dará as boas-vindas, seguida pelas falas do diretor-presidente da Empresa, Nelson Breve, do ouvidor geral da República, José Eduardo Romão, e da ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas. O primeiro dia do evento contará ainda com os painéis conduzidos por convidados internacionais.

A ouvidora geral de comunicação da Argentina, Cynthia Ottaviano falará sobre as mudanças de paradigma trazidas pela nova lei de Serviços de Comunicação Audiovisual. Beatriz Solis, ouvidora de rádio da Radio Educacion México, fará um panorama das ouvidorias nas emissoras públicas de rádio na Cidade do México. A ombudsman da emissora pública canadense CBC, Esther Enkin, discorrerá sobre os desafios do processo de mediação entre a emissora e o público desempenhado pela ouvidoria.

No segundo dia, Paola Vargas ,Diretora do Comitê Ouvidor do Telespectador da Teleantioquia, Colômbia, fará exposição sobre a figura do ouvidor e a audiência. Patrício Gutiérrez, ouvidor do telespectador da Radio y Televisón de Andalucia (RTVA), vai sintetizar os 16 anos de experiência da ouvidoria da audiência na Andaluzia. No painel conduzido pela ouvidora Regina Lima, o tema será a opinião como direito humano.

Ao final, haverá um debate com a presença de todos os ouvidores convidados sobre o papel das ouvidorias no atual cenário tecnológico. “A velocidade da informação nas redes sociais não se dá dentro do processo seguido pelas ouvidorias no atendimento ao público”, explica Regina. “Vamos ouvir de cada um dos convidados o que estão pensando neste cenário.”

As inscrições estão abertas até o dia 23 de junho por meio do e-mail: cerimonial@cp.ebc.com.br. Podem participar pessoas que atuam no campo público da comunicação e cidadãos interessados em discutir o tema.

  

Serviço: Colóquio Internacional de Ouvidorias de Comunicação Pública – A prática do direito do cidadão à informação e à comunicação

Data: 24 e 25 de junho

Local: Espaço Cultural da Empresa Brasil de Comunicação (EBC),

Endereço: Setor Comercial SUL – SCS – Quadra 08 Bloco B-60 – 1º Piso Inferior – Edifício Venâncio 2000 – Asa Sul – Brasília/DF

Horário: 9h30 às 18h

Informações: (61) 3799-5737 ou 9685-3707.

Envie sua ficha de inscrição para: cerimonial@cp.ebc.com.br

 

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome Completo:

Nome para crachá:

Instituição/Empresa:

Cargo:

Formação Acadêmica:

Endereço para Correspondência:

Bairro:      

Cidade:      

UF:      

CEP:

Telefone:      

Celular:      

Fax:

e-mail:

 

Gerência de Comunicação Social – EBC

 

 

Ouvidoria Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162