Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/04/19 às 13h44 - Atualizado em 29/04/19 às 13h51

Ouvidoria-Geral capacita servidores em Inteligência e Governança

A capacitação faz parte do Programa de Formação em Ouvidoria

 

Dando sequência às capacitações do Programa de Formação em Ouvidoria, a Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do DF (CGDF), realizou neste mês, na Escola de Governo do DF (EGOV), o módulo Inteligência e Governança em Ouvidoria.

 

O curso foi ministrado pelo coordenador de Planejamento da OGDF, Rodrigo Vidal, e a primeira turma teve a participação de 24 alunos, dentre ouvidores e servidores que atuam diretamente na área ou que colaboram com o serviço de ouvidoria.

 

O módulo Inteligência e Governança em Ouvidoria tem o objetivo de orientar e apresentar instrumentos metodológicos para os ouvidores e suas equipes, visando o aprimoramento da gestão do serviço prestado pela instituição ao cidadão. O foco é alcançar esse aperfeiçoamento por meio das atitudes do ouvidor-gestor e da elaboração de relatórios. “Esse curso visa capacitar os servidores para que estejam aptos a indicar aos gestores ações e subsidiar planejamentos que possam ser executados”, explicou Rodrigo Vidal.

 

O conteúdo do curso aborda, entre outros temas, a transformação do Sistema de Gestão de Ouvidoria do DF (SIGO/DF) em uma rede de governança e inteligência competitiva no âmbito do Poder Executivo do DF. Para alcançar essa transformação, a Ouvidoria utiliza o conceito de Business Intelligence (BI), que é um conjunto de estratégias de captura e análise de dados com a finalidade de aperfeiçoar tomada de decisões de gestão. A ferramenta de BI está incorporada no Sistema de Ouvidoria (OUV-DF), que disponibiliza os dados de demanda por meio de painéis de monitoramento em tempo real. Esses dados são usados de forma estratégica no atendimento de demandas da população.

 

O Programa de Formação em Ouvidoria conta com seis módulos: Inicialização em Ouvidoria – Módulos I e II; Lei de Acesso à Informação para Ouvidorias; Gestão do Atendimento de Ouvidoria, Carta de Serviços; e Inteligência e Governança em Ouvidoria.

 

Uma certificação simbólica, válida por 48 meses, será emitida aos servidores que cumprirem com a grade horária de todos os módulos do programa.

 

Crédito: Assessoria de Comunicação – Controladoria -Geral

Ouvidoria Geral do Distrito Federal - Governo de Brasília

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162