Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/15 às 12h27 - Atualizado em 29/10/18 às 12h38

Ouvidoria-Geral ministra curso na Escola de Governo

Representantes dos órgãos de governo já estão se preparando para elaborar suas Cartas de Serviços ao Cidadão

(Brasília – 22 de abril de 2015) – A Ouvidoria-Geral  do DF,  uma Subsecretaria da Controladoria-Geral do DF, objetivando maior visibilidade e transparência às suas ações, está realizando um curso de capacitação aos representantes de cada órgão do DF, escolhidos para elaborarem a sua Carta de Serviços ao Cidadão com informações claras e precisas sobre os principais serviços prestados aos cidadãos-usuários.

O curso, realizado pela Ouvidoria-Geral em parceria com a Escola de Governo, tem por objetivo esclarecer a metodologia e a estratégia de implantação da Carta de Serviços ao Cidadão dos órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal.

Foram criadas 10 turmas para que todas as equipes possam ser contempladas. Cada turma tem no máximo 25 alunos.

Para Maria Izabel, coordenadora de planejamento, “Este momento de curso na Escola de Governo está sendo fundamental para esclarecimento, sensibilização e engajamento das equipes de trabalho. Mas, ainda falta maior presença dos gestores das áreas. O papel de tomada de decisão é fundamental, diante do exíguo prazo que cada instituição do GDF tem para concluir sua Carta de Serviços ao Cidadão.”

No caso da Controladoria-Geral, que também está em processo de elaboração da sua Carta, a escolha do cidadão que participa do grupo de trabalho de elaboração da Carta foi realizada por meio de convite feito pela Ouvidoria-Geral, publicada no site: www.ouvidoria.df.gov.br e também por e-mail enviado  aos cidadãos cadastrados no sistema de ouvidoria, com intuito de realizar escolha aleatória mediante sorteio.

Nesta semana, nos dia 22 e 23 de abril serão abertas novas turmas na Escola de Governo, devido ao alto índice de demanda, de forma que todos possam ser capacitados. Há previsão de uma orientação especial, sobre a Carta, para as áreas de comunicação e planejamento.

CARTA DE SERVIÇOS

O Decreto nº 36.419, que instituiu a Carta de Serviços ao Cidadão, foi assinado pelo governador Rodrigo Rollemberg em 25 de março de 2015.

De acordo com a norma, os órgãos terão 120 dias para apresentar a minuta do documento à Ouvidoria-Geral, subsecretaria da Controladoria-Geral do DF. Após a aprovação, a Carta de Serviços ao Cidadão deverá ser exposta em um ponto de fácil visualização em cada local de atendimento e publicada na respectiva página na internet.

O Decreto também impõe aos órgãos a realização periódica de pesquisa de satisfação. O objetivo é assegurar a participação popular na avaliação dos serviços e subsidiar o gestor na tomada de decisões.

Acesse o material do curso “Carta de Serviços ao Cidadão” – Clique aqui

Ouvidoria Geral do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1203. - CEP: 70075-900 Telefone: 162