Governo do Distrito Federal
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20/05/19 às 14h30 - Atualizado em 15/08/19 às 15h36

Relatório Trimestral – 2019

 

 

 

 

A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), finalizou o 1º trimestre de 2019 demonstrando superação em todos os dados analisados em comparação ao mesmo período de 2017 e 2018.  Os números e percentuais de crescimento das demandas registradas neste primeiro trimestre de 2019 apontam para um novo recorde nos registros e atendimentos realizados pela rede de ouvidorias – SIGO/DF, com 15% de crescimento no trimestre frente ao ano de 2018, ano de atual recorde de registros de ouvidoria com 193.044 manifestações.

Mesmo com o aumento do número de demandas e com diversas dificuldades ocasionadas pela transição de governo, o Sistema de Gestão de Ouvidorias do Distrito Federal – SIGO-DF reagiu rápido, como pode ser observado na evolução mensal de todos os indicadores de desempenho no trimestre, em especial o Índice de Resolutividade que registrou 35% em janeiro, 38% em fevereiro e 40% em março de 2019.

A CGDF, como órgão superior e normativo do SIGO-DF, editou o Decreto nº 39.723/2019 que estabelece medidas para garantir a efetividade da participação popular no aprimoramento dos serviços públicos prestados pela Administração Pública direta e indireta do Distrito Federal através das ouvidorias. No decreto são tratadas, dentre outras, questões de priorização das demandas de ouvidoria, assuntos mais recorrentes, previsão de ocorrências ou situações graves em relação a estas demandas, bem como obrigatoriedade dos dirigentes máximos dos órgãos relatarem providências adotadas a estas ocorrências e situações e indicações aos cargos de ouvidores.

Visando diminuir os entraves para a continuidade dos serviços de ouvidoria após a transição do governo, a Ouvidoria-Geral deu inicio ao Programa de Formação em Ouvidorias no mês de março, disponibilizando 60 vagas com prioridade aos novos ouvidores que assumiram os cargos em razão da troca de governo. Durante o programa em 2019, serão oferecidas mais de 550 vagas em 19 turmas, na tentativa de capacitar a todos os novos servidores que formam as ouvidorias do DF, além de reciclar outros.

Também se destaca a confiança dos cidadãos na rede de ouvidorias do DF, onde 67% estão satisfeitos com o atendimento prestado pela rede e 76% recomendam as ouvidorias do Distrito Federal.  Além disso, os cidadãos do DF estão exercendo cada vez mais sua participação e controle social registrando solicitações, reclamações e denúncias, além de interagirem com o sistema através de pedidos de informações, sugestões e elogios. Só nesse primeiro trimestre, 32.672 novos usuários registraram manifestações no sistema do total dos 213.111.

 

Você pode conferir o relatório dinâmico em modo Apresentação aqui ou em PDF aqui.

 

 

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