gototop
Quarta, 24 Fevereiro 2016

Conheça a Carta de Serviços ao Cidadão

As informações facilitarão seu dia a dia...

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO

A Carta de Serviços ao Cidadão é um instrumento de controle social que facilita a sua participação nas ações e programas do Governo do Distrito Federal. Nela você encontrará informações claras e acessíveis sobre os serviços prestados por cada órgão e entidade Distrital. Bem informado, você poderá avaliar os compromissos assumidos pelo Governo em relação aos serviços que presta. Após sua leitura, solicite, questione e colabore. As informações irão facilitar seu dia a dia.

Conheça todas as Cartas de Serviços, acesse o Portal do Governo de Brasília.

Conheça o processo de elaboração

No Governo do Distrito Federal, a elaboração das Cartas de Serviços foi obrigatória por todos os órgãos e entidades do Poder Executivo, conforme Decreto nº 36.419/2015. Durante o processo de elaboração foram realizados cursos em parceria com a Escola de Governo do Distrito Federal e palestras que apresentaram experiências externas sobre o assunto.

A coordenação técnica desse trabalho foi delegada à Controladoria-Geral do DF, que atribuiu à Ouvidoria-Geral essa missão por ser a área de maior diálogo com o cidadão. A construção de cada Carta foi orientada e acompanhada conforme metodologia instituída pela Instrução Normativa nº 01/2015.

Normativos

- Conheça o Decreto nº 36.419/2015, que institui a Carta de Serviços ao Cidadão no DF - Clique aqui.

- Veja, também, a Instrução Normativa que institui o Guia Metodológico para implementação - Clique aqui.

- Leia o Guia Metodológico - Versão para visualização - Clique aqui.

- Imprima o Guia Metodológico - Versão para impressão - Clique aqui.

Monitoramento

Após a publicação de todas as Cartas de Serviços ao Cidadão das secretarias, administrações regionais e demais instituições do Poder Executivo Distrital no Portal do Governo de Brasília – www.df.gov.br e nos demais sítios institucionais do Governo, agora a Ouvidoria-Geral do DF (OGDF) está coordenando a ampla divulgação desse instrumento, bem como o monitoramento para avaliar a sua efetividade perante o cidadão.

Como mecanismos de acompanhamento, a OGDF realizará reuniões com as equipes formalmente instituídas. Relatórios específicos estão sendo encaminhados para cada órgão e entidade de forma que possam incorporar as melhorias em suas respectivas Cartas. Também, publicará bimestralmente relatórios gerais para que toda a sociedade possa acompanhar o andamento do trabalho.

Leia o quadro geral de monitoramento das Cartas de Serviços das secretarias – clique aqui

Veja também o relatório completo sobre o processo de implantação das Cartas de Serviços - clique aqui

Dê sua opinião

- Participe da pesquisa e colabore com o aprimoramento das Cartas de Serviços ao Cidadão.

Antes de responder, acesse www.brasilia.df.gov.br e leia as Cartas.

Para preencher o formulário - clique aqui.

- Caso queira registrar alguma reclamação, sugestão, elogio, dúvida ou denúncia sobre qualquer Carta de Serviços – Clique aqui.

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início IMPRENSA NOTÍCIAS Conheça a Carta de Serviços ao Cidadão